uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



NOSTALGIA U.Leiria 8 Acad.Viseu 1

Dando inicio a uma nova sessão de Posts em que procuramos relembrar nostalgicamente antigos jogos do nosso Grande clube, começamos com esta partida em que goleámos o já extinto Académico de Viseu por 8 a 1, naquela que foi uma saudosa tarde de Domingo dia 2 de Janeiro de 1994.
Lembram-se deste encontro, marcaram presença no estádio?... Rezava então a crónica penso de José Manuel Tuna no Jornal de Leiria:

FICHA DE JOGO
Espectadores: cerca de 2000
Árbitro: Lucilio Batista
U.Leiria: Alvaro, André(Dias 64m.), Luis Miguel, Bilro(cap.), Leonel, Kimmel, Mario Artur, Gervino, Abel, Pedro Miguel e Reinaldo(Hélio 85m.) banco: Ferreira, Crespo e Quintas
Acad. Viseu: Augusto, Nilson, Gerson, Sergio, Rogerio(Kostic 66m.), Arsenio, Chalana, Luis Vouzela (Ali Hassan 40m), Zezinho, Besirovic e João Luis Marcadores: Luis Miguel (12m), Pedro Miguel (22 e 89m.); Reinaldo(24m), Leonel (27m), Gervino(30 e 71m.), Dias (78m). e Arsénio (74m.) Disciplina: amarelo Arsénio (60m.)

Os Leirienses conseguiram um resultado que já não se usa, e podia até ter sido mais robusto, não fora a actuação do guardião Augusto. Os pupilos de Manuel Cajuda vestiram o "fato macaco", e por sua vez os visienses o "smoking". Desde muito cedo se verificou que o Académico não vinha com um sistema muito defensivo, e nos primeiros minutos até praticou um futebol bonito, mas inofensivo, parecendo que a baliza contrária não existia para os homens das terras de Viriato. Já os Leirienses a jogar com grande raça, a querer dexar o ano velho da melhor forma, remataram eficientemente, conseguindo 5 golos sem que Augusto tocasse na bola. A defensiva visitante mostrou-se vulnerável, sempre que os avançados da casa ligavam o "turbo", a diferença de 5 golos no marcador registada ao intervalo, espelhava a eficiência atacante unionista, frente á inoperância dos Academistas, que só fizeram o primeiro remate á baliza de Alvaro aos 33 minutos. Para o segundo tempo, os Leirienses começaram por gerir os golos obtidos, com o Acad. Viseu a cometer os mesmos erros do periodo inicial. Desta forma sempre que Pedro Miguel, Reinaldo, Abel e Compª punham o pé no acelarador, os visitantes estampavam-se, valendo a excelente exibição de Augusto. Vitória que não merece a menor contestação, conseguida por uma equipa que fez por prevalecer o conjunto e a força de grupo. No Acad. Viseu, os que mais remaram contra a maré foram Besirovic, João Luis e Augusto.
Bom trabalho da equipa de arbitragem, confirmando-se Lucilio Batista como um árbitro de grande futuro.
Manuel Cajuda: "Esperava ganhar, não por estes números, mas a minha equipa jogou bem demais", "Estou mais distante do ultimo lugar, mas, não vamos embandeirar em arco, com este resultado, vamos trabalhar para discutir os lugares da subida"

Etiquetas:

posted by mozdn @ 7:43 da tarde,

20 Comments:

At 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lembro-me perfeitamente deste jogo.
Embora a foto seja a preto e branco não foi assim ha tanto tempo.
Mas é a maior goleada que me lembro da UDL. Grande jogo mesmo. E do tempo dos miticos Leonel, Kimmel, Gervino, Mário Artur, Pedro Miguel, Reinaldo, etc.

Curiosamente no Ac. Viseu estava o grande Luis Vouzela! :P

Saudosos tempos de futebol ao Domingo e com bastante gente a assistir. E nesta altura ainda se sentia um fervor enorme à volta destes jogos. Já lá vai...

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

decorria a época 93-94, e no final fomos recompensados com a subida. lindo!
kem não s lembra destes magnificos jogadores da União?
curioso vermos ali nomes conhecidos extra-leiria, vouzela (na altura), besirovic e até o arbitro. é k já s passaram 12 anos e meio.
o zezinho do viseu é o k mais tarde indressou na UDL?
na época 97/98 tb demos 8-0 s nao me engano qd tavamos na Honra e fomos campeôes...
Ah, parabéns por esta iniciativa de nostalgia :D

 
At 10:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eh pá, desculpem lá, não quero ofender ninguém, mas chamar Grande clube à UDL não é um um exagero, caramba? Grande clube porquê? Que títulos venceram desde que foram fundados (há apenas 40 anos!)? Zero! Um clube grande que tem, não raramente, assistências de 900 pessoas no seu estádio? Sendo que para aí 80% dessas pessoas têm um 2º clube? Quantos sócios tem? 4 mil? Têm formado grandes jogadores internacionais? E nas outras modalidades, destacam-se em quê? Se é um clube assim tão grande porque é que a cidade parece viver de costas voltadas para a UDL?
É normal que se goste e se apoie o clube da cidade onde vivemos, e podem crer que admiro isso em vocês, mas também tenham alguma noção do ridículo...

 
At 11:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa iniciativa! Embora fosse um chavalito nessa altura, recordo-me da grande parte dos nomes aí mencionados. Sim, 8-1 é um resultado impensável nos dias de hj mas lembro-me q em 2001/2002 a UDL cilindrou o Salgueiros tb por 7 ou 8 a zero.
Uma coisa curiosa é q a nível de assistência de público no estádio o cenário, infelizmente, mantém-se praticamente inalterável.
Lampião, qnd dizemos "grande" clube é uma forma de demonstrarmos o nosso apreço pelo nosso clube. E julgo q todos os elogios q possamos fazer à UDL n sejam rídiculos. Tomaria muitos clubes ditos "históricos" terem alcançado o q a UDL alcançou em apenas 40 anos. Títulos? O mais significativo foi sem dúvida a conquista do campeonato da 2ª divisão em 97-98 e em q pulverizámos uma série de recordes q ainda hj n foram batidos. Acrescentando a isso, as classificações bastante meritórias q o clube tem atingido, duas presenças na UEFA, uma final da taça de PT e uma final da taça intertoto. Nada mau para um clube com 40 anos.
Mas se te incomodam tanto os artigos e os comments feitos pelas pessoas q participam neste projecto, tens bom remédio: mete gelo, q isso passa!
Beijinhos

 
At 3:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É óbvio que é muito mais fácil ser dum clube dos ditos 3 grandes. Nós somos teimosos e apoiamos o clube da nossa cidade...
Se toda a gente pensasse assim teriamos certamente um campeonato bem mais interessante, que não se resumiria aos 3 grandes e os restantes!

 
At 4:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

a parte d chamar grande a UDL é uma demonstraçao do nosso amor ao clube. penso k ate os adeptos do cascalheira devem tratar o seu clube como grande cascalheira.
mas s tas numa d inferiorizar o nosso clube tb t pergunto o pk d rotular o slb d glorioso. k sao eles a comparar com o real madrid ou o milan a nivel d futebol internacional? ou comparando co o barça em modalidades. ate a nivel nacional ja tem menos titulos internacionais k os fdp do porto.
cada um gosta do seu clube a sua maneira, s nao gostas problema teu.

 
At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bons velhos tempos...

 
At 4:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Riba, eu não quero inferiorizar o vosso clube... Limitei-me a falar de factos!
Confesso que só quis espicaça-los um pouco, mas acho que não disse nenhuma mentira. A verdade é que me faz confusão que a UDL mobilize tão pouca gente... E não me venham dizer que isso não é importante, e que o amam o clube e blá blá blá... Acho que para qualquer adepto da UDL deve ser um desconsolo chegar ao estádio e ter lá menos de mil pessoas, não? E é um belo estádio, sem dúvida, que já tive o prazer de visistar. Para vocês quais são as razões para isso? O preço dos bilhetes? A qualidade da equipa? O historial de que falei no outro comentário? É impressão minha ou no antigo estádio as assistências eram bem melhores?
Temos por exemplo o Braga ou o Guimarães sempre com boas assistências, já para não falar da vossa odiada Académica. Claro que este não é um problema só vosso, mas tendo em conta o nível da equipa nos últimos anos e o facto de ter trazido Leiria para o mapa da elite do futebol português, acho estranho esse virar de costas. Claro que há os indefectíveis que estão sempre lá a apoiar a equipa, mas lá está uma andorinha não faz a Primavera...
E já agora, quantos de vocês são adeptos EXCLUSIVAMENTE da UDL? Creio que uma minoria.
Petzl, tens razão naquilo que dizes. Acontece que o clube pelo qual torço é também o clube da minha cidade ;) Moro quase tão perto do estádio da luz, como tu do estádio da União. Não tinha grande alternativa (o Sporting não era de certeza, livra!)
Quanto ao epíteto de Glorioso, vocês sabem bem que não foi criado ontem ou nos últimos dez anos. Acho que a longa história do SLB e tudo aquilo que ele representou, falam por si. Pode-se não gostar, mas não se pode negar.

 
At 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

somos pekenos mas n temos nenhum escandalo e pagamos smp a horas


e inda xegamos pa dar coça ao slb


sem mais nad a dizer cala t lampiao

 
At 7:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Lampiao: é muito mais fácil ser do clube que ganha sempre, do que do clube da nossa cidade. Já agora... porque é que nao és do Belenenses? ou até do Casa Pia?!? Nao te esqueças que o "cognome" glorioso, vem da altura do Salazar... e esse já nao está cá para dar palmadinhas nas costas. Cuidado... próximo sábado vai trovejar!

 
At 7:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de referir um facto bastante importante... já que falas nos troféus do teu clube, quantos deles sao honestos? Quantos é que mereceram efectivamente?! Ao menos o nosso museu é pequenino, bonito e arejado... e acima de tudo merecido.
Qualquer dia voces têm que alugar o Mosteiro dos Jeronimos para puder meter mais taças amizade, e dakelas coisas que so voces sao peritos em orquestrar...

 
At 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem piada, eu lanço algumas questões que poderiam dar lugar a uma discussão interessante sobre a UDL, mas vocês preferem responder ao ataque, e logo com argumentos pacóvios. Mas já estou habituado.
Pitch, até simpatizo bastante com o Belenenses, por razões familiares que não vale a pena explicar aqui. É também por razões familiares e de proximidade (quando era puto saía de casa e ia a pé ver os jogos na Luz) que sou benfiquista. Sabia lá eu quando comecei a ir à bola quantos títulos tinha o SLB... Enfim, paixões não se explicam.
Também acho piada que falem em honestidade quando têm um gajo como o Bartolomeu há tantos anos no comando do vosso clube. Só rir. (e não vale a pena virem falar no Vieira, porque não sou fã do gajo).
Como parece que vocês preferem assobiar para o ar e continuar a pensar que ter 900 pessoas no estádio é algo que não tem importância, não volto a postar sobre esse assunto. Já vi que não vale a pena.

 
At 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Bom trabalho da equipa de arbitragem, confirmando-se Lucilio Batista como um árbitro de grande futuro."

grande futuro...no caso do apito dourado! :D

Lampião.....sábado......vais-te render ao futebol unionista, e ver que poucos trofeus conseguem bater bastantes! :P

 
At 4:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Velhos tempos...
Será que algum destes jogadores ainda está no activo???

 
At 7:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nuno: on 4:22PM
Velhos tempos...
Será que algum destes jogadores ainda está no activo???

Que eu saiba só o Luis Vouzela ainda joga á bola, num clube qq de Chipre.
De resto Mario artur, salvo erro é treinador adjunto do Olhanense, o Grande Crespo "Pé de Chumbo", ao que soube é segurança numa disco em Campo Maior, Gervino está a trabalhar em Espanha e o Ferreira infelizmente já não está connosco.
Bons tempos estes, em que se is á bola no estádio antigo....
Lembro-me inclusivamente de alguns golos deste jogo...

 
At 7:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Txiii! O Crespo! Tinha um cabelinho que metia inveja ao Marco Paulo. E tinha a mania de fazer um mortal quando marcava golos, tipo nanny. Só que era um bocado pesado e nem sempre lhe saía bem!

 
At 11:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Crespo foi só um dos jogadores mais carismáticos que alguma vez passou por este clube, quer pela força fisica, e alguma falta de técnica, como pela entrega e determinação no jogo.
São vários os adeptos que conheço q partilham desta opinião, e q ainda sentem falta de ver Crespo "pé de chumbo" a jogar no clube
Infelizmente nunca mais tivémos, e dificilmente vamos ter um central com a mesma mistica....

 
At 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas a todos!!!
Antes de mais, e sendo a primeira vez que escrevo neste blog, queria dar os parabéns à sua excelente organização, transmitindo sempre novidades do universo unionista e também a todos aqueles que contribuem para que um dia o nosso clube obtenha cada vez mais sucesso, sejam eles adeptos ou simpatizantes.

Como este blog foi criado a pensar nos adeptos da UDL (e não dos adeptos do SLB - deixando o recado ao Lampião), penso que só estes devem participar aqui. Tudo bem que não obtemos as vitórias de outros clubes que militam a 1º Divisão, mas no historial da UDL podemos constatar que fomos a uma final da Taça Intertoto, que não deixa de ser uma competição europeia, organizada pela UEFA. E perdemos a final com o Lille, que à bem pouco tempo, participou em mais uma edição Champions League, como muitos devem saber. Também já fomos finalistas de uma edição da Taça de Portugal. E por isso fomos à Taça UEFA. E quem não se lembra das estrelas que passaram pelo nosso clube como por exemplo José Mourinho, por muitos considerado o melhor treinador do Mundo. E também foi no nosso clube, que o Helton se mostrou à Europa (chamado à pouco tempo à selecção do Brasil), sendo para mim, um dos melhores guarda-redes do mundo (mas de longe). Tal como Derlei, Nuno Valente (jogador da selecção), Douala (que teve um papel fundamental na edição da Taça UEFA ao serviço do Sporting, na época 2004-2005), entre outros....
Muitos começaram por aqui....
Logo, com a nossa humildade, damos ao futebol valores indiscutiveis...
Não devemos nem somos obrigados com inferioridade, mas sim com respeito por outras potências futebolísticas...se é que o são realmente.

Um abraço para todos
Força UDL

 
At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas a todos!!!
Antes de mais, e sendo a primeira vez que escrevo neste blog, queria dar os parabéns à sua excelente organização, transmitindo sempre novidades do universo unionista e também a todos aqueles que contribuem para que um dia o nosso clube obtenha cada vez mais sucesso, sejam eles adeptos ou simpatizantes.

Como este blog foi criado a pensar nos adeptos da UDL (e não dos adeptos do SLB - deixando o recado ao Lampião), penso que só estes devem participar aqui. Tudo bem que não obtemos as vitórias de outros clubes que militam a 1º Divisão, mas no historial da UDL podemos constatar que fomos a uma final da Taça Intertoto, que não deixa de ser uma competição europeia, organizada pela UEFA. E perdemos a final com o Lille, que à bem pouco tempo, participou em mais uma edição Champions League, como muitos devem saber. Também já fomos finalistas de uma edição da Taça de Portugal. E por isso fomos à Taça UEFA. E quem não se lembra das estrelas que passaram pelo nosso clube como por exemplo José Mourinho, por muitos considerado o melhor treinador do Mundo. E também foi no nosso clube, que o Helton se mostrou à Europa (chamado à pouco tempo à selecção do Brasil), sendo para mim, um dos melhores guarda-redes do mundo (mas de longe). Tal como Derlei, Nuno Valente (jogador da selecção), Douala (que teve um papel fundamental na edição da Taça UEFA ao serviço do Sporting, na época 2004-2005), entre outros....
Muitos começaram por aqui....
Logo, com a nossa humildade, damos ao futebol valores indíscutiveis...
Não devemos nem somos obrigados a olhar com inferioridade, mas sim com respeito por outras potências futebolísticas...se é que o são realmente.

Um abraço para todos
Força UDL

 
At 1:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom testemunho Cristiano.
Para quando mais "artigos nostálgicos"?

 

Enviar um comentário

<< Home