uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Antoni Łukasiewicz


O dia desportivo para os adeptos da União de Leiria começou com o anúncio de um novo reforço. Trata-se do polaco Lukasiewicz que vem reforçar a defesa unionista. A noticia vem divulgada não só em meios de comunicação portugueses ( Record, Bola, etc...) como também no maior diário desportivo espanhol, a Marca, dado que vem cedido pelos espanhóis do modesto Elche. Um jogador que pode jogar a defesa central, esquerdo e a trinco vem reforçar um plantel onde os golos não aparecem.

Antoni Lukasiewicz é polaco, nasceu a 26/06/83 em Varsóvia. Tem 1,83m de altura e 82kg de peso. O seu trajecto como jogador iniciou-se no Polónia Varsóvia (clube campeão polaco em 1946 e 2000), onde chegou á segunda equipa em 2000. Após cumprir duas épocas na segunda equipa do Warzaw deu o salto para a equipa principal ao mesmo tempo que começava a ser convocado para a selecção polaca sub-21. Quatro épocas com presença assídua no onze do Polónia Warzaw e convocatórias para a selecção polaca sub-21 (ex: Polónia 1-3 Inglaterra em 09/2004, Austria 0-3 Polónia a 08/10/04, etc, etc) chegando a capitão da selecção, levaram-no até Espanha, mais concretamente ao Elche Club de Futbol (o nosso bem conhecido Silas jogou aí em 1999/00 na 2ª Liga), um histórico do futebol espanhol (19 temporadas na 1ª divisão) mas que tem vivido entre a 2ª Liga e a 2ª Divisão B na ultima década. Aí não teve muita sorte, apenas 15 jogos (em 42 possiveis) e nem sempre titular. A juntar a uma prestação mediana (não foi fácil a adaptação) uma lesão complicada em Abril impediu-o de voltar aos relvados até fim da época. O Elche terminou o campeonato em 10º e Lukasiewicz foi dispensado pelo técnico David Vidal.

Apesar de nunca ter jogado em Portugal, Lukasiewicz sabe o que é marcar aos clubes grandes portugueses. Na longinqua época de 2002/03 Luka marcou um golo ao FC Porto na 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça Uefa. Nesse jogo o Polonia venceu 2-0 e Luka marcou aos 67 minutos de jogo. ( o Polonia foi emininado pois tinha perdido 6-0 nas Antas).

Antoni Lukasiewicz vem cedido por empréstimo pelos espanhóis do Elche à União de Leiria até ao fim da temporada, numa transferência em que a equipa portuguesa irá pagar 50 por cento do salário do defesa polaco. Interessados no seu concurso estavam clubes da 2ª Divisão B espanhola, nomeadamente o Cartagena e o Ceuta clube com o qual esteve quase por assinar. É estranho estarmos a disputar jogadores com clubes da 2ª Divisão B, mesmo sendo de Espanha, mas vamos a ver o no que dá. Já o primeiro defesa esquerdo que veio esta época (e foi dispensado) o Machado vinha também da 2ª Divisão B espanhola ( do Pontevedra).

Oxalá Luka tenha mais sorte que Machado !! FORÇA LEIRIA !!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 11:59 da tarde,

35 Comments:

At 9:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Oi, há muito tempo que não escrevia por aqui.

Sei quem é o jogador, mas definitivamente não é defesa esquerdo, até porque não é canhoto. Pode jogar como médio defensivo ou central, mas preferencialmente pela direita. Tem 1,88 m de altura e não 1,83.
É um jogador interessante, é forte no jogo aéreo, com boa capacidade de recuperação da bola, mas com alguma dificuldade em construir.
As dúvidas persistem, quando o jogador fez apenas 15 jogos e é dispensado de um clube da 2ª Divisão Espanhola. A clãusula de opção é de 200 mil euros.
Mas nada como esperar para avaliarmos o real valor do jogador, sendo que no entanto não acho esta contratação a mais prioritária, dado que a equipa precisa claramente é de um defesa esquerdo e de um ponta de lança, com o jogador a não ser opção para nenhuma destas posições.

 
At 11:18 da manhã, Blogger mozdn said...

De todas as formas fiquei contente com a aqusição, em 1º lugar é um jogador polaco (não vem do outro lado do atlantico), pretende relançar a carreira depois de um ano perdido com "nuestros hermanos", e, apesar de o reforço do centro da defesa não ser uma prioridade, não deixa de ser uma necessidade perante a veterania dos restantes elementos do sector.
Luka merece no minimo o beneficio da duvida....

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Asi el polaco progresa en un equipo de primera y ya veremos si al año que viene se repesca como una apuesta para el centro del campo. Aqui hizo un año bastante normalito.

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Asi el polaco progresa en un equipo de primera y ya veremos si al año que viene se repesca como una apuesta para el centro del campo. Aqui hizo un año bastante normalito.

 
At 11:28 da manhã, Blogger mozdn said...

dondre crees tu q sacara mejor rendimiento? en el centro campo, ou en la defensa?

 
At 12:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não nos devemos importar de onde vem mas sim o que vale. ele tambem jogava na polonia num clube "europeu", era internacional (capitão) e foi para a 2ª divisão. quantos não o fazem por aqui?
e só o ano passado é que não jogou com regularidade. pode ser a adaptação.
tendo sido internacional leva-me a crer que poderá ser um bom reforço, seja no meio campo (marco soares parece não dar conta do recado) ou na defesa (podendo o eder gaucho ir para a esq).
é esperar para ver...
parece é que o botafogo está interessado no fernando. se ele sai nesta altura é uma grande perda!

 
At 12:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mozdn centro del campo

 
At 1:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

não me parece que seja jogador de primeira linha, mas é claramente um jogador que pode solucionar eventuais problemas durante a época...

riba não acredito que o fernando volte para o brasil.....com a epoca que fez, e com a que está a começar a fazer....sai da UDL mas continuará na europa!

 
At 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

+ 1 merda...

 
At 7:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pois mas o botafogo está a fazer grande campeonato e tem guito...

 
At 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

boas! espero bem k num saia.. pensava k esse polaco vinha pa lateral, mas tou a ver k ñ lol
alguém sabe do k é feito do lateral brasileiro k tinha vindo logo do inixio da pré-époka tb vindo da 2 liga espanhola? nunca mais ouvi falar dele.....

 
At 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o felipe machado, veio do ponte vedra e jah foi dispensado, era mto fraquinho

 
At 1:40 da manhã, Blogger mozdn said...

O Fernando saindo só por uma proposta irrecusavel....

 
At 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pelo que li num dos jornais desportivos se sair é por 1 milhão. Pergunto como é possivel? jogadores que não jogam nada saem por mais milhões...

 
At 12:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente acho que 1 milhao de euros é uma verba justa, tendo em conta que é um guarda redes de 29 anos.É verdade que já houve jogadores vendidos por mais como por exemplo o derlei e o maciel, mas eram bem mais novos e para alem disso os avançados normalmente valem sempre mais que os guarda redes.
Agora nao há duvida que desportivamente é uma perca tendo em conta a qualidade do jogador, e tambem porque os outros dois guarda-redes do plantel nao me parecem estar á altura de serem titulares com regularidade.

 
At 1:32 da tarde, Blogger Lima said...

Já que este post fala de um polaco, deixo uma referência ao também polaco Bartosz Slusarski que jogou a época passada da União e que esteve em testes no West Bromwich Albion, equipa que joga na Coca-Cola Football League inglesa (corresponde à nossa Liga Vitalis) e que segundo a imprensa o West Brom ptretende apresentar uma proposta de compra ao seu actual clube, o Diskobolya. Citando o jornal Birmingham Mail de 21 de Agosto:
"ALBION are weighing up a bid for Polish striker Bartosz Slusarski.

The 25-year-old recently spent several days on trial with Tony Mowbray's men as the Baggies continue their search for a new forward.

Slusarski is currently registered with Polish side Dyskobolia Grodzisk Wielkopolski but spent last season with Portguese club Leiria.

The 6ft 1ins targetman scored seven goals in 24 games for the Primeira Liga club, helping them qualify for the Intertoto Cup and winning their player of the year award.

 
At 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ele não ganhou o preimio de melhor jogador... foi o fernando.
boa sorte ao slu, bom jogador mas fora do alcance finaceiro do nosso clube. coisa que infelizmente se está a agravar. parecemos o paços...

 
At 8:33 da tarde, Blogger mozdn said...

player of the year award ? :p

 
At 12:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Curiosa esta súbita atracção por jogadores polacos, para além do habitual fascinio pelos brasileiros.

 
At 1:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

num sabia k o felipe maxado tinha sido dispensado... o eder tb é frakinho e pa num falar no kadu e exes ainda ká tão lol
1 milhão?! odaxe! poxível negóxio à barolas!! 1 milhao pó klube e meio milhão pa ele lol
eu nunka o venderia por menos de 2,5 milhoes..mas pronto

 
At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parece que o Luka só está disponivel para o jogo com o porto. pelo menos já lhes marcou um golo, será um bom pronuncio?

 
At 11:18 da tarde, Blogger Lima said...

Por falar em marcar ao Porto, o Tixier que na época passad marcou o golo da vitória frente ao porto em Leiria, este ano joga no Le Havre da Segunda Liga Francesa. Depois de um inicio fulgurante no Lens mas as 6 presenças no campeonato e 4 nas competições europeias não lhe valeram a continuação. Boa sorte Tixier !!

Ver ficha: http://hac.infoceane.com/equipe/damien-tixier.html

Este franceses são mesmo incultos. Chamarem-nos Unia Leria !!!

 
At 1:47 da manhã, Blogger mozdn said...

Ainda assim o Le Havre não deverá deixar de ser uma equipa candidata à subida...

 
At 9:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parece é que "O Zé" foi dispensado do nosso clube e pelo que li no jornal ojogo saiu "magoado"... Não podemos fazer sair jogadores assim porque senão levam más referencias para o estrangeiro nossas...

 
At 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Julgo que este ano se falhou muito na observação e contratação de jogadores.
Ainda não consegui perceber este esquema de ano após ano, apresentar reforços que nunca chegam sequer a calçar...

Dos reforços deste ano quem se destacou até ao momento? Qual dos reforços é melhor do que aqueles que tinhamos o ano passado e deixámos sair??? Tenho dificuldade em nomear...

 
At 12:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Apenas Zongo, Eder Gaucho e talvez Maciel foram as unicas aquisições de valor. Desses tres, dois o Eder Gaucho e Maciel pouco ou nada vão render aos "cofres" da UDL saindo a custo zero e depois o Zongo esse ainda tem muito que aprender...

 
At 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o tiago tb me parece ter sido uma boa aquisição para colmatar a saida do paulo gomes!

 
At 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim S-type esquecime de falar dessa contratação sendo mesmo a mais importante até agora para mim pena é que esteja tambem na situação do Gaucho e do Maciel.

 
At 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o eder gaucho, maciel, e tiago são jogadores com experiência, conhecem a casa, são mais valias. mas a idade tambem ja pesa. no caso do tiago é identica ao paulo gomes mas no caso do eder é muito inferior à do marcos antonio.
o zongo com o tempo (à semelhança do sougou) poderá vir a tornar-se um elemento importante, desportiva e financeiramente.
mas o facto de virem jogadores só para encher paginas de jornal é que não percebo...

 
At 12:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ja estou mesmo a ver o que vai acontecer nos proximos dias na UDL.
O tempo está a esgotar-se para a contratação do tão desejado Ponta de Lança e o que vai acontecer é que ou não se contrata ninguem ou vem mais um joão paulo ou jessui... porque não se encontrou nada de qualidade.
Podemos ser os primeiros a entrar no mercado mas somos sempre dos ultimos a fecha-lo o que não facilita em nada a tarefa do Paulo e o entrosamento entre jogadores que deveria ser conseguido na pré epoca vai ser feito no inicio de epoca.
Depois de estar tudo escolhido é que partimos para aquisições ou seja vamos buscar os restos ou os dispensados... e se houver com qualidade...

 
At 3:25 da manhã, Blogger Lima said...

Afinal o Filipe Machado, depois de dispensado pela União e regressar a Pontevedra vai jogar no CSKA de Sofia por 6 meses com opção de compra por mais 2 anos pelo clube búlgaro. O jogador brasileiro que joga com passaporte italiano confessou á imprensa búlgara que teve uma avó bulgara. Brasileiro, italiano, búlgaro, o que se seguirá a seguir? Será que vai descobrir que tinha um bisavô nascido no Nepal, ou uma tetravó ugandesa???

 
At 3:27 da manhã, Blogger Lima said...

Já agora se alguem quiser ler a noticia relacionada com a transferência deste OVNI que passou por Leiria (que afinal deixou rasto) aqui fica o link:

http://inside.cska.bg/cska/en/info/events/2007/08/20070810_2339/view

 
At 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bem este Lima é impressionate sabe de tudo ;)

 
At 2:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meus amigos....que é feito do Nuno Machado, a promessa que o Leiria teimou em dispensar???? Agora tomem lá.....este ano, o Leiria vai ver o que é duro!!!

 
At 2:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o felipe machado, veio do ponte vedra e ja foi dispensado, era mto fraquinho !!!! Não foi esse o "culpado" do afastamento do craque Nuno Machado, que tanto deu ao Leiria?
Bora pessoal.....parece que este ano anda um bocado mal no começo....os jogos não têm adeptos....que se está a passar? Vamos lá manifestar o regresso do Nuno à equipa principal, a titular!!!! Façam fachas escritas a pedir o regresso de Nuno machado e vamos ao campo de futebol manifestar isso!!!

 

Enviar um comentário

<< Home