uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



"Em Abril, Jogos Mil"

Um final de temporada bem preenchido, aguarda as várias equipas da nossa querida União Desportiva de Leiria, desde Iniciados B, passando pelos Juniores e culminando em toda a secção de Futsal, são várias as frentes ainda em aberto para os escalões em competição (todos!), facto demonstrativo do engenho e força de vontade dos nossos atletas, técnicos e dirigentes, capazes que foram de reunir condições materiais e humanas, imprescindiveis ao sucesso de cada um dos nossos conjuntos.
Espelhos do sucesso da nossa formação, são indubitávelmente este ano as equipas A, de Juvenis B e C (vulgo Juvenis A e Iniciados A), que conseguiram atingir já, objectivos a que se propuseram para a presente temporada, no caso dos mais jovens o apuramento (no minimo) para a 2ª fase do escalão (já pelo quinto ano consecutivo), e nos mais velhos, a manutenção na sempre dificil Zona C, confirmada num excelente quarto lugar na série, que nos garantiu a presença na liguilha de acesso à fase final, a verdadeira cereja no topo do bolo, liguilha esta na qual a equipa do Louletano saiu honrosamente derrotada por um acumulado de 5-3, garantindo os nossos Juvenis A, e pelo menos para já a presença na 2ª fase do nacional.
Cabe pois fazer uma análise dos plantéis, resultados da 1ª fase, adversários e calendário de ambos os escalões, tão activos vão estar durante todo o próximo mês de Abril.

INICIADOS A

Plantel:
Nome Posição Clube Origem
João Monteiro Guarda-Redes União Leiria
Nuno Sousa Guarda-Redes União Leiria
Gonçalo Quitério Guarda-Redes Guiense
Helio Soares Defesa Nazarenos
Daniel Cardoso Defesa União Leiria
João Braz Defesa Ginásio Alcobaça
Tiago Peralta Defesa Portomosense
João Roberto Defesa União Leiria
David Parreira Defesa União Leiria
Leadny Zaidi Defesa União Leiria
Bruno Wilson Defesa União Leiria
Tiago Pacheco Médio União Leiria
Olavo Augusto Médio União Leiria
Miguel Baptista Médio Ginásio Alcobaça
Diogo Justo Médio Golpilheira
Filipe Neves Médio Marinhense
Rafael Médio União Leiria
Telmo Médio União Leiria
Eduardo Santos Avançado Caldas S.C.
Hugo Cardoso Avançado União Leiria
Marcelo Cardoso Avançado União Leiria
Nuno Teles Avançado União Leiria
Nuno Colaço Avançado União Leiria
Pedro Silva Avançado Marrazes
Eduardo Silva Avançado Golpilheira

1º Fase - Os nossos Iniciados, comandados pelo experiente mister Frederico Biel, concluiram a Série D em segundo lugar, com 45 pontos em exequo com o Cade (1ºlugar) e Academica (3ºlugar), com um score de 52 golos marcados e apenas 12 sofridos (+40), score este assente num total de 13 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. O campeonato dos nossos miúdos viveu alguns sobressaltos (tal como o dos seus adversários), um empate com o Santarém em casa, e uma derrota nas Caldas, à segunda e terceira jornada respectivamente, colocaram em sentido os nossos rapazes, fazendo-os regressar à terra, e à necessária tomada de consciência de que o campeonato seria, como foi, muito dificil. No entanto à quinta jornada dar-se-ia, na minha opinião o verdadeiro "turnover" qualitativo desta equipa, num encontro caseiro frente à Académica de Coimbra, em que depois de estarmos a perder por 0-2, a 20 minutos do final, os leirienses recuperaram brilhantemente para 2-2, fazendo da visita seguinte a Ponte de Sôr um festival do golo, oito para ser preciso.
À oitava jornada, chegou nova derrota no jogo mais estranho e injusto do campeonato (2-1 no Entroncamento), alcançando depois um pleno de 6 vitórias consecutivas (realçe para as vitórias dificeis e justas em casa sobre Caldas e na Figueira da Foz), tendo os nossos Iniciados embalado para um ultimo terço de campeonato positivo, temperado com o melhor jogo da época e a vitória caseira sobre o Cade por 4-0. Na ultima jornada em Castelo Branco, frente ao Desportivo local, coube controlar a partida e garantir a classificação, alcançada com inteira justeza.

Chegados então à 2ª fase calharam-nos na "fava" Sporting C.P, V.Setubal e G.D.São Roque, clubes que concerteza vão dificultar e muito a vida dos nossos rapazes.
- Sporting Clube de Portugal, recheado naturalmente de jogadores de grande qualidade, contando nas suas fileiras com 5 atletas convocados para a selecção nacional sub-15, sendo de destacar Hugo Airosa, Rodolfo Simões, Mateus Fonseca e o até ao ano transacto bem conhecido unionista Tiago Bragança (Grande Jogador), esta equipa leonina concluiu a série E da 1ª fase no segundo lugar em exequo com o Benfica, revelando um score impressionante de 93 golos marcados e 14 sofridos, assente em 19 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota... um adversário bastante complicado sem dúvida!!
- Vitória Setubal, a equipa do Sado, é outra habitué nas fases finais dos vários escalões etários, curiosamente já no ano passado havia calhado no nosso grupo, tendo sido derrotada em ambos os jogos (3-1 em Leiria e 0-2 em Setubal). Conta nas suas fileiras com vários atletas que compõe (segundo revelam alguns cronistas) um conjunto homogéneo, adulto e consistente, priveligiando o grupo em detrimento das individualidades, ainda assim não resisto em destacar o avançado Ricardo Maia ex-Benfica. O Vitória concluiu a sua série F, num esperado 1º lugar, revelando mais um score verdadeiramente impressionante de 70 golos marcados e apenas 9 sofridos, assentes em 20 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Facilidades daqui não vamos contar!!!
- G.D.São Roque, equipa que representa a A.F. Ponta Delgada e a bonita Região Autónoma dos Açores nesta segunda fase, chegou aqui ao sagrar-se campeã regional, tendo para o efeito suplantado as equipas do Lusitãnia(A.F. Horta)e G.D.Salão (A.F.Angra Heroismo). Do seu elenco, 8 jogadores foram seleccionados para a Selecção Açoreana que participou no ultimo torneio Inter-Associações, pelo que será sempre um adversário incomodativo no minimo.

Calendário completo 2ª Fase
Domingo 9 Março - Sporting 1 V.Setubal 1
Domingo 30 Março - V.Setubal - U.Leiria / São Roque - Sporting
Sabado 5 Abril - U.Leiria - Sporting 16h
Domingo 6 Abril - São Roque - V.Setubal
Quarta 9 Abril - U.Leiria - São Roque 16h
Domingo 13 Abril - São Roque - U.Leiria / V.Setubal - Sporting
Domingo 20 Abril - U.Leiria - V.Setubal / Sporting - São Roque
Sabado 26 Abril - Sporting - U.Leiria 16h
Domingo 27 Abril V. Setubal - São Roque

JUVENIS A

Plantel:
Nome Posição Clube Origem
Micael Domingues Guarda Redes U.Leiria
Renato Taborda Guarda Redes F.C.Mindense
Bruno Neves Defesa U.Leiria
Frederico silva Defesa L.Marinha
Fabio Alberto Defesa U.Leiria
Edgar Fernandes Defesa U.Leiria
Tiago Crachat Defesa F.C.Mindense
Paulo Martins Defesa U.Leiria
Pedro Paraiso Defesa U.Leiria
Luis Capão Médio U.Leiria
Luis Pedro Médio U.Leiria
Ruben Brigido Médio Cade
Luis Santos Médio F.C.Alcanena
Ricardo Pontes Médio U.Leiria
Fabio Cunha Médio U.Leiria
Pedro Lee Avançado Marrazes
Nuno Pacheco Avançado U.Leiria
José José Avançado U.Leiria
Dani Marques Avançado U.Leiria
João Vieira Avançado U.Leiria
João Valente Avançado U.Leiria

1ª Fase - A nossa equipa de Juvenis muito bem orientada por Gonçalo Moleirinho, realizou uma magnifica primeira fase do nacional, impressionando pela regularidade e pela forma como se articulou o conjunto, acabando por se conseguir formar uma verdadeira equipa. Corolário das boas exibições foram as chamadas de Fabio Cunha e Micael Domingues, para dois estágios da Selecção Nacional Sub-17., e de João Valene para um estágio dos sub-16
No final da fase regular os nossos juvenis classificaram-se em 4ºlugar no campeonato, a 7 pontos do Belenenses 3ºclassificado, e com 3 pontos de vantagem sobre o Oeiras, 5ºclassificado, muito embora o nosso 4ºlugar tenha ficado garantido na penultima jornada no encontro frente ao Pontinha. 36 pontos, 40 golos marcados e 23 sofridos, assentes em 10 vitórias, 6 empates e 6 derrotas são um bom pecúlio para um conjunto integrado, reconheça-se numa série que é sempre bastante dificil (Benfica,Sporting e uma série de clubes de Lisboa é dose).
O campeonato acabou por ser relativamente regular, com um inicio prometedor, até meio do campeonato a nossa equipa ocupou quase sempre o terceiro lugar, sendo de destacar na primeira volta o excelente jogo realizado na Academia de Alcochete (derrota nos minutos finais), os empates arrancados em Belém e Oeiras. Na segunda volta as dificuldades cresceram, com os nossos concorrentes a apertarem o cerco, reflexo disso, a derrota em casa com Estrela e os empates caseiros com Oeiras e Belenenses (tremendamente injusto). Mas duas vitórias fora de portas houve que revelaram-se fundamentais, pelo crer e engenho demonstrados pela equipa, refiro-me a Alverca e Odivelas, dois campos onde passámos incolumes, e onde adversários nossos deixaram ficar pontos.

Com a conquista por mérito próprio do lugar na 2ª Fase, no nosso grupo (Zona D), cairam os fortissímos Sporting C.P., Belenenses e Estoril-Praia, equipas que dispensam grandes apresentações, mas que ainda assim cabe analisar:
- Sporting Clube de Portugal - Como é apanágio deste Grande do futebol luso, a sua equipa de Juvenis A é constituida por vários jogadores internacionais de inegável qualidade, 6 deles fizeram parte da selecção nacional de sub-17, e 4 da de sub-16, logo se dúvidas houvesse... num conjunto tão forte torna-se dificil destacar individualidades, muito embora Alex Zahavi, Luis Almeida, Januário e Cedric Soares sejam aqueles que no meu entender mais sobressaiam. Quanto à primeira fase verde e branca estes integraram igualmente a nossa Série C, tendo terminado no segundo lugar com 54 pontos, 65 golos marcados e 13 sofridos, 17 vitórias, 3 empates e duas derrotas, tendo vencido sempre pela margem minima frente à nossa equipa (e sem convencer diga-se) 2-1 em Alcochete e 1-0 aqui em Leiria. não será uma equipa imbativel apesar de tudo.
- Belenenses - Outro grande de Lisboa e do pais que se atravessa frente à nossa União de Leiria, equipa orientada pelo experiente ex-central Filgueira, conta nas suas fileiras com excelentes executantes casos do rapidissimo Diogo Nunes, do nº10 Judilson Tuncara (Pele) e do ex-Benfica Wilson Quaresma. Esta equipa integrou igualmente a nossa Zona C da 1ªfase, tendo terminado o campeonato no terceiro posto com 43 pontos, 48 golos marcados e 24 sofridos, 13 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Nos encontros frente à nossa equipa registaram-se sempre empates, 1-1 em Belêm e 2-2 em Leiria, este ultimo num dos jogos mais conseguidos da nossa equipa, mas nesse Domingo o keeper contrário e as barras por 3 vezes disseram infelizmente presente, serão concerteza mais dois jogos de grande luta e incerteza no marcador.
- Estoril - Sagrou-se vencedor da Zona D, zona mais a sul da 1ª fase, ficando à frente de Vitoria de Setubal, Corroios, e do nosso bem conhecido Louletano, é uma equipa segundo o que tive conhecimento constituida por uma frente de ataque muito móvel, com 3 atletas africanos de fisico possante, capazes de colocar vários problemas às defesas contrárias com a sua velocidade e estatura. No campeonato o Estoril alcançou 48 pontos, aliçercados em 15 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, tendo concretizado 54 golos e sofrido 27. Um conjunto que causa alguma desconfiança, quanto mais não seja pelo desconhecimento que nos causa.

Calendário completo 2ª fase:
Domingo 30 Março Estoril - U.Leiria / Sporting - Belenenses
Domingo 6 Abril U.Leiria - Sporting 11h / Belenenses - Estoril
Domingo 13 abril U.Leiria - Belenenses / Estoril - Sporting
Domingo 20 Abril U.Leiria - Estoril / Belenenses - Sporting
Domingo 27 abril Sporting - U.Leiria / Estoril - Belenenses
Quinta 1 Maio Belenenses - Leiria / Sporting - Estoril

Boa sorte equipas, faço votos para que em Maio possamos aqui comentar as 3ªs Fases
Força Leiria!!!!!

Etiquetas:

posted by mozdn @ 12:19 da manhã,

15 Comments:

At 9:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa crónica.
Obrigado por teres atendido tão rapidamente ao meu pedido,e de outros também.

 
At 9:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa crónica.
Obrigado por teres atendido tão rapidamente ao meu pedido,e de outros também.

 
At 9:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Boa crónica.
Obrigado por teres atendido tão rapidamente ao meu pedido,e de outros também.

 
At 9:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

anónimo: cque tal escolher um nick para utilizar aqui no blog? Para não termos de lhe chamar anónimo e não ser mais um entre tantos...

Excelente artigo mozdn!
Venham daí esses jogos!!

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito bom este artigo do Mozdn!

 
At 9:57 da manhã, Blogger carlos serra said...

e ainda dizem que o Leiria vai mal de adeptos, já viram a capacidade destes adeptos que nos trazem esta vastissima informação e grande conhecimento do futebol em Geral. Eu continuo a acreditar.
Parabens pela reportagem.

 
At 10:26 da manhã, Blogger carlao said...

Fiquei esclarecido! Obrigado mozdn

 
At 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

anonimo das 9:14 AM
O meu nome ou nick... é Carvalho.
Desculpem ter enviado o comentário por tres vezes,mas o meu mouse passou-se.

 
At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parabéns pela exelente pesquisa... o lima que se cuide ;)

off-topic: para o ano vamos jogar na liga "sagres"

Resolveram criar uma liga para homens asério. quando a briosa descer tão a pensar em liga "mimosa" mas isso é outra história.
cumps

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que este ano os Iniciados vão mostrar a sua raça e estaremos na 3ª fase, quanto aos Juvenis é mais complicado e ja foi bom a passagem à 2ª, e será porventura, mais importante uma ajuda aos Juniores que terão (muito importante) de manter-se na 1º nacional... força miudos e força UDL.

 
At 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vários jogadores idos buscar ás escolas de formação do Sport Clube Leiria e Marrazes.

Ass:Luís Silva

 
At 9:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

pk é que para os juvenis é mais dificil? nunca acreditaram nesta equipa mas ja mostraram que tem valor ! sera se quando passarmos a terceira fase nos vam dar mais importancia ? é isso que vamus ver quando tivrmus a disputar a terceira fase e sermos campeoes nacionais! vamus lá malta isto é tudo nosso !

 
At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é pena que nao se dê apenas importância ao q tem valor.... afinal nao pode haver leirias dentro de leirias... o q é importante foi ver tanta gente envolvida de uma forma séria a tentar o melhor, atletas que podem vir a ser mais valias, assim os aproveitem ... e sem dúvida dr. encarnação tenha orgulho em si próprio, porque só quem anda nelas é que sabe o sacrifício..

 
At 3:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, se havia dúvidas quanto à equipa do estoril-praia acho que foram dissipadas.. lol

 
At 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sou de leiria mas não resido, venho ver alguns jogos e fico feliz por conseguir ver e saber que agora é possível que atletas feitos no clube possam vir a emergir na alta competição... não desperdicem oportunidades pq são alguns clubes a seguirem vários atletas de vários escalões. a mim pediram me informações e já as dei .. e deixem me dizer que á jogadores q sairam de clubes grandes de portugal a serem seguidos por clubes estrangeiros.. por isso srs de leiria tenham orgulho também na vossa academia... um grande abraço ... cpa

 

Enviar um comentário

<< Home