uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Paulo Alves - Vida e Obra

O novo treinador da União de Leiria é o transmontano Paulo Alves, a quem todos nós Unionistas desejamos o maior sucesso e que consiga levar a União de regresso ao escalão maior do futebol português. Segue-se uma biografia de Paulo Alves como jogador e treinador de futebol.

PAULO ALVES - JOGADOR

Paulo Lourenço Martins Alves nasceu na freguesia de Mateus, em Vila Real, a 25 de Maio de 1969. Aos 13 anos entrou para os inciados do Abambres F.C., clube dum bairro vilarrealense conhecido na região por apostar na formação. Em juvenil mudou-se para o Sport Clube Vila Real onde se destacou merecendo a atenção dos olheiros do FC Porto para onde se transferiu em 1986. Com várias chamadas ás selecções jovens Paulo Alves foi emprestado no seu primeiro ano de senior ao Gil Vicente, clube que então militava na 2ª Divisão e Paulo Alves marcou 7 golos no campeonato. Foi nessa temporada (88/89) em que Paulo Alves representou a selecção nacional vencedora do Campeonato do Mundo de Sub-21, em Riad, na Arábia Saudita, no ano de 1989.


Na sua primeira temporada na 1ª Divisão marcou apenas 2 golos em 24 jogos, tendo por isso, sido emprestado na época seguinte ao Tirsense na então Divisão de Honra. Uma boa época ao serviço da equipa nortenha valeu-lhe um contrato com o Maritimo, onde apesar da adaptação não ter sido fácil conseguiu-se afirmar, tendo emsmo na época 94/95 marcado 14 golos.


Esta “explosão” fez com que o Sporting apostasse nos seus serviços onde em 2 temporadas e uns meses da época 97/98 ao serviço dos leões marcou 22 golos. Em Novembro de 97 Paulo Alves foi emprestado aos ingleses do West Ham, mas a experiência não correu bem. Seguiu-se a mudança para a ilha da Córsega em França par vestir a camisola do Bastia, onde uma vez mais Alves não conseguiu mostrar todo o seu potencial, tendo em Setembro de 1999 regressado a Portugal para representar a UNIÃO DE LEIRIA.

Em Leiria Paulo Alves marcou 8 golos em duas temporadas, tendo saido no final da temporada 2000/01 para o Gil Vicente. Aquele que foi o primeiro clube como sénior seria também o último. Já em fase descendente da sua carreira como futebolistas, Paulo Alves ainda daria muitos aos “galos”, exemplo disso foi o melhor marcador dos gilistas em 2001/02 facto que foi reconhecido quando pendurou as botas no final da época 2004/05, tonando-se Director Desportivo do clube.

Como jogador Paulos Alves foi ainda internacional pela selecção A e também representou Portugal nos Jogos Olimpicos de Atlanta em 1996 tendo, inclusivé marcado um golo.


PAULO ALVES - TREINADOR


Na época seguinte Ulisses Morais foi treinar o Gil, mas os fracos resultados fizeram com que saísse tendo Paulo Alves assumido o cargo de técnico principal no último terço do campeonato. Estreou-se com uma derrota, precisamente contra a União de Leiria que venceu em Barcelos por 2-1. Apesar da estreia negativa Alves conseguiu obter na recta final do campeonato 3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, nada mau para um estreante.
No entanto, com o célebre caso Mateus o Gil Vicente desceu na secretaria á Liga de Honra. Na estreia na Divisão de Honra, contava com um plantel para lutar pela promoção, mas as faltas de comparência – por opção da direcção do clube – acabaram por impedir que o Gil , em particular Paulo Alves, atingissem o objectivo de regressar à 1ª Divisão. Aliado ás faltas de comparência e a saida de alguns jogadores influentes durante o campeonato, Alves ainda assim conseguiu obter 12 vitórias e 9 empates e 6 derrotas, tendo o Gil terminado em 12º.

Na época passada Alves ficou a 1 ponto de subir á Liga Sagres. 13 vitórias, 11 empates e 6 derrotas foram os resultados obtidos pelos gilistas, sendo que me casa apenas perderam uma vez. Fora os resultados não foram tão bons, mas como se sabe a Liga Vitalis é um campeonato extremamente competitivo e não é fácil vencer extra-muros.


Na nova etapa da sua ainda curta vida de treinador Paulo Alves afirma: “A União é um clube com pergaminhos na Liga, merece estar sempre no escalão principal. É para isso que vamos trabalhar”. O técnico garantiu ainda que é com essa intenção que aceitou o desafio, o qual admite ser "extremamente aliciante". "Naturalmente, quero vencer, apesar das dificuldades que a Liga Vitalis vai encerrar".
Com o técnico Paulo Alves chegam de Barcelos o adjunto Hugo Oliveira e o preparador físico Ricardo Vaz. Para além de auxiliar o treinador principal, Hugo Oliveira terá a seu cargo a preparação dos guarda-redes.
Refira-se que Paulo Alves assinou por uma temporada. O início da nova época da União de Leiria está marcado para 1 de Julho.
FORÇA LEIRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 9:45 da tarde,

3 Comments:

At 10:44 da tarde, Blogger mozdn said...

Curriculum interessante como jogador, e mais promissor ainda enquanto técnico, esperemos que em Leiria seja para manter a boa tendencia
Força Paulo!!!
Força Leiria!!!

 
At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tenho esperanças que ele faça um bom trabalho e enterre estes merdas...

 
At 2:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

boa sorte ao paulo e à equipa tecnica. aqui em barcelos fizeramum trabalho fantastico com orçamentos baixissimos. tive pena de os ver partir. adorava ver o adjunto a festejar os golos..k emotivo!! abraço gilista. gil e leiria rumo à primeira..

 

Enviar um comentário

<< Home