uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



Maciel (ex- Gil Vicente) - a maturidade aos 30

“Assinando um contrato por 2 anos, espero poder fazer a estreia na Liga em 2009/2010. É para isso que vou trabalhar”. Esta frase é do extremo Maciel, um dos novos reforços garantidos pela União de Leiria para 2008/09. Aos 31 anos Maciel espera poder com a camisola unionista jogar no principal escalão Maciel, mais um reforço do treinador é daqueles jogadores que atingem tarde a maturidade futebolistica e que por via disso se poderá pensar que podia ter ido mais longe na sua carreira. O extremo fez a sua carreira entre a 2ª Liga e a 2ªB, mas ao passar a barreira dos 30, está no pico do seu trajecto como futebolista. Jogador com bastante experiência na 2ª Liga, Maciel apontou 5 golos em 28 jogos na ultima temporada ao serviço do Gil Vicente, tendo sido inclusivamente eleito pelo Sindicato dos Jogadores o Jogador do Mês da Liga Vitalis, referente ao mês de Março.

Maciel assinou um contrato de 2 anos com a U. Leiria. 9, admitindo ter sido convencido pelo “projecto do clube”, mas também pela possibilidade de continuar a trabalhar com o jovem técnico Paulo Alves.“A União quer regressar à Liga, o que é um objectivo atractivo. Além disso, o facto de a equipa ser treinada pelo mister Paulo Alves também pesou na decisão”, reconhece Maciel, que nunca teve a oportunidade de jogar no escalão principal, mas ainda pretende fazê-lo. Esperemos que consiga e que a sua estreia na Liga Sagres seja já em 2009 com a camisola da UNIÃO de LEIRIA!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 12:48 da tarde, ,




Do Nacional da Madeira chega. PATEIRO

Ricardo Pateiro, foi hoje confirmado no nosso plantel, tendo para o efeito firmado um vinculo de 3 anos. Este jogador actua a avançado, mas destaca-se igualmente pela polivalencia, já que não poucas vezes actua a partir da linha média.
Pateiro tem 28 anos, e chega a Leiria envolvido no negócio Marco Airosa, internacional angolano que nunca teve oportunidades de mostrar o seu futebol por cá, mas cujas boas exibições na equipa do Fatima despertaram o interesse de vários emblemas, chegando-se mesmo a falar do F.C.Porto.
Boa Sorte Pateiroooo....
Força Leiria....

Etiquetas:

posted by mozdn @ 10:22 da manhã, ,




Mais uma vez, Fernando Prass


O Guarda-Redes Fernando Prass, foi novamente eleito o melhor jogador da temporada a actuar na União de Leiria, depois de em 2006/2007 ter reunido também a preferência dos adeptos / leitores do uniaodeleiria.blogspot.com.

Em 137 votos (recorde-se que ao contrário do que aconteceu o ano passado, este ano a votação ficou restrita a apenas um voto por IP), Fernando reuniu a preferência de 43% dos utilizadores, com cerca de 59 votos, seguido do jogador João Paulo (Que deixou o clube em Janeiro! E que foi sem dúvida o jogador revelação desta época.) com 23% (31 votos) e em terceiro lugar com o mesmo número de votos (11!) os jogadores Bruno Miguel e Tiago.

Numa época particularmente desastrosa para as cores unionistas, Fernando acaba por ser aquele que foi mais regular e que jogo a jogo foi evitando males maiores.
Esta distinção premeia não só aquilo que fez dentro do campo, mas também a sua postura irrepreensível fora das quatro linhas, o que é reconhecido por todos.
Na certeza de que o seu futuro passará por outras paragens, esperamos, no entanto, ter a oportunidade de, mais uma vez, o homenagear com uma lembrança representativa desta nossa humilde votação.
Parabéns "São Fernando"!

Etiquetas:

posted by PETZL @ 12:16 da tarde, ,




A EQUIPA DE FUTSAL RENOVA COM MAIS 4 ATLETAS


A época 2008/2009 está na ordem do dia. Ontem a direção e equipa técnica chegaram a acordo com mais 4 atletas.
Pimpolho, Tico, Teco e Pedro Cabete renovaram por mais uma época, juntando-se assim a Luis, China, João Heleno, Reina e Joel (ex. Carriço). Com estas renovações o plantel para 2008/2009 começa a ganhar forma e nos próximos dias mais atletas irão renovar e grandes surpresas estão a caminho.
Vamos esperar pelo timming certo para divulgar os novos atletas do plantel. Ver mais

Etiquetas:

posted by Rui Nunes @ 4:22 da tarde, ,




Futuro do clube


Segundo notícia de hoje do jornal "Record":

"A crise directiva continua na U. Leiria. O adiamento da assembleia geral (AG), na última quarta-feira, alegadamente por o relatório e contas de 2007 não estar concluído, pode colocar em risco o futuro do clube.

É o próprio presidente da mesa da assembleia, Feliciano Barreiras Duarte, que o admite. “Começa a ser preocupante para a vida do clube”, refere o responsável. E continua: “A questão tem de ser resolvida. Não se pode continuar sem dirigentes.”

O problema ganha contornos de crise. As eleições eram para ter lugar em Novembro de 2007, mas as dificuldades levaram ao adiamento. Desde Março que os dirigentes tentam encontrar uma solução, mas a forma como João Bartolomeu está a conduzir o processo tem afastado potenciais candidatos. Dia 18 de Julho realiza-se nova AG."

posted by PETZL @ 10:59 da manhã, ,




A ÉPOCA 2008/2009 JÁ ESTA EM MARCHA

Com a época de 2008/2009 já em curso, a direcção e equipa técnica assegurou a continuidade do nosso Capitão de equipa Luís Silva de 26 anos por mais um ano.
Luís com 25 presenças no campeonato, 774 minutos de jogo que corresponde a 47% de média e com 3 presenças na taça da AFLeiria e uma na Super Taça, obteve 9 golos e 3 assistências.
Na presente época tardou em aparecer ao nível da anterior, derivado a uma lesão antiga, não deixando de ser o patrão da equipa. Ver mais

Etiquetas:

posted by Rui Nunes @ 11:58 da tarde, ,




Paulo Duarte à beira do apuramento

O "nosso" Paulo Duarte, alcançou este sábado a terceira vitória consecutiva na qualificação para o Mundial’2010, que se vai realizar na África do Sul.

Depois dos triunfos na Tunísia, por 2-1, e em casa, frente ao Burundi, 2-0, o Burkina Faso venceu as Ilhas Seychelles, fora, por 3-2, com Moumouni Dagano a ser o homem do jogo, ao apontar os três golos da sua selecção.

O Burkina Faso termina assim a primeira volta do apuramento só com triunfos, segue em 1º lugar com nove pontos, seguido da Tunisia e Burundi ambos com três pontos, o que lhe abre excelentes perspectivas não só para o Mundial’2010 como também para o próximo Campeonato Africano das Nações, visto que a classificação é comum.
Força Paulo!!!

posted by PETZL @ 10:06 da manhã, ,




"Henry não é um homem, é uma manada!!!"

"Henry não é um homem, é uma manada!!!!" - Esta é umas frases "miticas" mais conhecidas daquele que poderá ser o futuro director geral da SAD da União de Leiria, José Marinho, ex-jornalista que é desejado pelo presidente João Bartolomeu para assumir a profissionalização da gestão do futebol, havendo um entendimento quase total entre as partes. Ao que parece, tudo estará dependente do aumento do capital social da empresa, operação que esteve marcada para o passado sábado, mas foi adiada devido a questões legais. Outra alteração na estrutura da SAD prende-se com o alargamento do conselho de administração – de três para cinco elementos.

Em Janeiro era dado quase como certo para director de comunicação do Sporting de Braga (ver noticia), falando-se mesmo num contrato com a duração de 3 anos, mas afinal tudo ficou em "águas de bacalhau". Sucedeu-se a hipóteses União de Leiria, mas o nome nunca foi totalmente aceite pelos membros do conselho de administração da SAD, facto que aparentemente estará ultrapassado.
José Marinho sobejamente conhecido do grande público. Passou pela Rádio Renascença, Rádio Comercial, Primeiro de Janeiro, Rádio Press, TVI, O Jogo e até há pouco tempo era comentador de jogos na SportTv. José Marinho é também autor de vários livros, a destacar:

"José Veiga – Como tornar o Benfica campeão" - uma "espécie" de obra literária (chamar obra literária será certamente uma ofensa a qualquer cidadão com mais do que a 4ª classe) entre Josés: Veiga e Marinho onde são abordadas as transferências milionárias, a ruptura com Pinto da Costa, os segredos do balneário, os diferendos com Luís Filipe Vieira, etc.. em resumo: "Não há sucesso sem política desportiva coerente e disciplina no balneário. José Veiga conta os segredos que permitem transformar perdedores em campeões";

"José Mourinho – vencedor nato" - O livro, escrito por José Marinho e prefaciado pelo ex-internacional português Paulo Sousa, revela a aventura inglesa do melhor treinador português da actualidade e antigo terinador da União de Leiria;

"Ronaldolândia" - A tendência para a uniformização do desporto rei é já uma realidade.Sobre os segredos do futebol, o Euro 2008, Ronaldo e a velha táctica 4-4-2, falam, neste livro, personalidades como Jorge Valdano, Humberto Coelho e José Mourinho. E todos têm um denominador comum: o bom futebol.


Para além da "veia" de escritor, José Marinho é ainda conhecido pelas suas frases hilariantes enquanto comentava jogos na SportTv. Exemplos disso são:

"Henry não é um homem, é uma manada!!!" - Henry é um boi ou um homem? E Pelos vistos ele é que traiu a ex-mulher;

"Há pessoas que comem, comem, comem e nunca engordam e há outras que comem pouco e continuam a engordar, assim como há jogadores que precisam de muitas oportunidades para fazer um golo e outros que uma chega.";

José Marinho durante um jogo Barcelona - Real Sociedad:"Este Barcelona parece que está a sofrer de jet lag por antecipação" (A propósito da partida dos blaugrana para o mundial de clubes, no Japão);

No Boavista - Desportivo das Aves, jogo que deu o titulo ao Boavista, José Marinho, diz o seguinte:"O Boavista é um novo monstro do futebol português que vai nascendo todos os dias um pouco!" - não seria crescendo todos os dias um pouco?

Terá Marinho conhecimentos e experiência para ser director geral de um SAD? Facto curioso: em tempos falou-se da aproximação de João Barolomeu a José Veiga. Podemos não ter Veiga na SAD (felizmente!!!) mas será que teremos um pupilo de Veiga?? O futuro o dirá! Ainda nada está decidido.

FORÇA LEIRIAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 1:20 da tarde, ,




Cedido pelo Braga... JOÃO PEDRO..

O médio ofensivo João Pedro atleta ainda pertencente aos quadros do Sp.Braga e que na época transacta rodou no periclitante Beira-Mar foi confirmado no futuro plantel da nossa União de Leiria.
Fica assim assente a vinda de mais um médio com alguma experiência, pese embora a tenra idade (22 anos), ficando por saber se a mesma estará envolvida no propalado negócio Eder Bonfim (oxalá)...
Guarda-redes, defesas e médios já temos, faltando avançados.... sendo até ao momento Maciel caso único conhecido...
Força Leiria!!!

Etiquetas:

posted by mozdn @ 7:26 da tarde, ,




Luis Manuel - um desconhecido da confiança do mister


É um dos reforços do treinador. Luis Manuel Mendes Pereira é um médio centro, com 1,82m, 75kg e fará 27 anos no próximo dia 25. Nascido em Braga fez toda a carreira de formação, desde os iniciados, no Sporting de Braga. A passagem aos séniores fez-se também no Braga mas para representar o Braga B. Luis Manuel jogou duas temporadas na equipa B dos arcebispos, até sair em 2002 para o modesto Joane, equipa que jogava na série B da III Divisão, uma das séries mais fortes.

Apesar de ter deixado o clube do seu coração e de jogar numa equipa onde tudo indicava seria votado ao esquecimento e a uma carreira amadora, Luis Manuel teve uma rápida ascensão até á I Liga. Passando uma época em cada escalão (III, 2ªB, 2ª Liga) conseguiu chegar aos palcos maiores do futeol lusitano em 2005. No entanto, foi apenas uma experiência de metodologias de treino, já que quanto a jogo propriamente jogado, Luis Manuel apenas actuou 8 minutos na 1ª Liga, mais concretamente na 3ª jornada num jogo onde o Nacional foi a Barcelos vencer por 1-0.

A saída da pérola do Atlântico foi inevitável e Luis Manuel voltou para perto de casa, para jogar no Vizela e na Liga de Honra. Uma época interessante fez com que fosse contratado pelo Gil Vicente por foram a lutar pela subida de divisão. O Gil ficou em quarto, não subindo, mas Luis Manuel tornou-se um jogador da confiança de Paulo Alves, facto que faz com que acompanhe o treinador até á cidade do Lis.

Escalpelizando a época transacta , temos que Luis Manuel na Liga Vitalis, efectuou apenas 9 partidas completas, tendo jogado ainda 11 jogos incompletos, totalizando 1009 minutos em campo.A este facto facto junte-se 10 presenças no banco como suplente não utilizado. Na Taça de Portugal Luis Manuel jogou 357 minutos em 4 partidas não tendo marcado golos.
.
Paulo Alves melhor que ninguem conhecerá as qualidades deste reforço.
.
FORÇA LEIRIAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 12:33 da manhã, ,




U.LEIRIA NO RANKING UEFA...

Pese embora a desastrosa carreira nacional na época finda, certo é que a nivel europeu a nossa União de Leiria teve uma temporara meritória, passando como se recordam duas eliminatórias da Intertoto frente ao Hajduk Kula e Maccabi Telavive, baqueando apenas na primeira ronda da Uefa frente ao fortissimo Bayer Leverkusen.
Reflexo da boa carreira nas competições europeias é a nossa posição no lugar 123 do ranking por equipas da uefa (são 261 ao todo), ficando à frente de emblemas como o Mainz (124), o Aberdeen (125), o Paok da Grécia (129), Maritimo (138), Setubal(139), Standard Liege(140), e pouco atrás de Mlada Boleslav (122), Dinamo zagreb (121), Bochum (120), V.Guimarães (119) e Borussia Dortmund (109).

Etiquetas:

posted by mozdn @ 11:44 da tarde, ,




42º Aniversário

A secção de FUTSAL da União Desportiva de Leiria, realizou-se o jantar de encerramento de época, festejando o 42º aniversário do clube. Deixamos aqui os parabéns a todo os sócios, apoiantes e simpatizantes deste grande clube a que todos nós pertencemos.


http://www.futsaluniaodeleiria.com.sapo.pt/

Etiquetas:

posted by Rui Nunes @ 3:50 da tarde, ,




Wagnão, um central de betão !!!

Apesar de já ter sido apresentado, fica aqui uma sumária descrição de Wagnão, um "armário" para defesa unionista, que certamente será bastante útil na próxima temporada.

Wagner José dos Santos, ou simplesmente Wagnão nasceu em Marilia (são Paulo) a 29/12/78. Tem 1,90m e 85kg. O seu trajecto como futebolista leva-nos ao Comercial Futebol Clube, uma pequena agremiação do interior de São Paulo, onde jogou entre 2004 e 2005. Sendo um clube com pouquissima expressão não existe informação relevante acerca da passagem de Wagnão pelo Comercial.

Wagnão jogou em 2006 no Grêmio Barueri, outro clube do estado de São Paulo da cidade de Barueri, fundado em 26 de Março de 1989. A equipa tem surpreendido o Brasil com a sua rápida ascenção no futebol brasileiro, dado que em apenas seis anos no futebol profissional já conseguiu seis subidas de divisão inclusive para participar da 1ª divisão do campeonato paulista e na Série B do Brasileirão. No Barueri Wagnão subiu no Paulistão da série A2 para a 1ª , ou seja para a A1 e no Brasileirão conseguiu a subida do clube da série C para a série B !!! Uma época memorável para Wagnão e para o Barueri.

A 14 de Dezembro de 2006, Wagnão foi anunciado como novo reforço do Rio Claro. O Rio Claro Futebol Clube é um clube da cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Nesta sua passagem pelo Rio Claro, Wagnão disputou a Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Paulista onde o Rio acabou em 12º, conseguindo classificar-se para a Série C (terceira divisão) do Campeonato Brasileiro em 2007. Wagnão jogou 20 jogos e marcou um golo frente ao Santos, para o Paulistão e chegou a ser eleito várias vezes pelo site futebolinterior para a "selecção" do interior do estado de São Paulo, como por exemplo na 17ª jornada do mesmo campeonato:
"Wagnão (Rio Claro) – Um muro em campo. Wagnão sabe desarmar muito bem os adversários e ainda tem muita competência quando vai ao ataque e marca seus golzinhos"

A 7 de Maio de 2007 o site do Rio Claro anunciava a saida de Wagnão para um clube europeu. Wagnão atravessou o Atlântico para representar o Estrela da Amadora.


Na reboleira Wagnão fez uma dupla com Mauricio, outro central com enorme estampa física. Na Liga Bwin, Wagnão jogou 27 partidas, tendo sido 23 delas completas, 25 como titular (ver Estatísticas jogo a jogo) e marcou 2 golos, curiosamente ás equipas do distrito de Coimbra: Naval na 2ª jornada e Académica em Coimbra na 9ª jornada (Golo). Na Taça da Liga ficou famoso por um bizarro penalti assinalando uma pretensa mão sua inexistente que impediu o Estrela de seguir mais longe nessa competição sendo eliminado pelo Benfica (ver jogada).
.
Não sendo um portento de técnica, é um central que se faz impor pelo físico, algo bastante util na Liga Vitalis. Extremamente voluntarioso, não deixa de espreitar o ataque, embora por vezes os pés atrapalhem. Wagnão é um central de betão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
.
FORÇA WAGNÃO!!! FORÇA LEIRIAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Etiquetas:

posted by Lima @ 11:15 da tarde, ,




42 ANOS DE HISTÓRIA... PARABÉNS UNIÃO DE LEIRIA

Sexto dia de Junho de 1966, passam hoje 42 anos sobre a fundação do nosso emblema, 42 anos repletos de alegrias, de sofrimento, brio, e suor vividos por todos aqueles que sempre o serviram, atletas, dirigentes, equpas técnicas e adeptos fiéis.
Nesta fase mais ou menos conturbada do nosso mui estimado clube, fica a certeza de que como sempre e com o contributo de todos nós verdadeiros Unionistas, saberemos reencontrar o trilho da bonança, com o rigor, credibilidade e engenho, apanágios da nossa Instituição.
PARABÈNS UNIÂO DE DESPORTIVA DE LEIRIA
União de Leiria Sempre!!!

Etiquetas:

posted by mozdn @ 11:44 da manhã, ,




Época 2007/2008 - Melhor jogador



Por razões óbvias a votação fica restrita apenas àqueles jogadores que de alguma forma se destacaram na época que agora terminou.
Bem sei que algumas escolhas são discutíveis e muitos gostariam de ter a possibilidade de votar em jogadores como Éder Bonfim, Cadu, Paulo César ou mesmo Jessuí.
Talvez numa próxima votação e com outro tema...

Vamos a votos e a comentários sobre as escolhas de cada um!

Etiquetas:

posted by PETZL @ 2:08 da manhã, ,




Paulo Duarte começa com o pé direito...

A ainda curta carreira do nosso bem conhecido, (e por muitos querido) Paulo Duarte ao serviço da selecção do Burkina Faso, teve hoje em Rades, Tunisia o seu primeiro momento alto.
Naquela que foi a jornada inicial da selecção africana em partida a contar para o Grupo 9 de Qualificação para o campeonato do mundo África do Sul 2010, a "equipa burkinesa" (Zongo não foi convocado), derrotou a selecção tunisina por duas bolas a uma, com tentos do avançado do Rosenborg Issouf Koné.
Com este resultado a selecção do nosso ex-técnico coloca-se em posição privilegiada para alcançar a próxima fase de grupos da qualificação africana, já que derrotou o seu principal opositor, no estádio deste, (só se qualifica o primeiro classificado de cada grupo), beneficiando ainda do empate entre o Burundi e as Seychelles a zero.
Na próxima jornada a 7 de Junho em Ougadougou, a selecção do Burkina Faso receberá o Burundi.
Boa sorte Burkina Faso....


Etiquetas:

posted by mozdn @ 8:46 da tarde, ,