uniaodeleiria.blogspot.com: Agenda | Merchandise | Caderneta | Contacto

 



O adversário na Taça de Portugal - União da Madeira

O União da Madeira historicamente e pese o declínio recente, é um dos mais importantes clubes de futebol da ilha da Madeira, tendo já sido o segundo clube mais popular da região. O clube conta com 5 presenças na 1ª divisão, a última das quais na época 1994/95.

Por ele passaram grandes lendas do futebol nomeadamente uma legião de ex-jugoslavos [Zivanovic (actual adjunto de Peseiro), Dragan, Lepi, Jovo (actualmente sócio da empresa de aluguer de segways Moving Free em Cascais), Simic, Jokanovic(actual técnico do Nacional)], montes de brasileiros[o eterno técnico Ernesto Paulo, Manu, o sempre sorridente Milton Mendes, Marco Aurélio (jogou no Sporting), Rui Sérgio (jogou também no Espinho e foi expulso no jogo de subida da União de Leiria na época 97/98 em Espinho), Rodrigão (mundialista sub-20 em 91), Hermé, Robert, Pedro Paulo, Beto, Tico, Márcio Luis e Piá entre outros]. Dos poucos portugues que por lá passaram nessa altura destaquemos Nelinho (actualmente funcionário do Gabinete Coordenador de Desporto da Madeira e estudante de Desporto na Univ. da Madeira) Chico Nelo e Sérgio Lavos.

Na passada temporada o União da Madeira foi o grande derrotado da 2ª Divisão. Tendo terminado a fase regular da Zona Sul com 74 pontos (mais 21 que o 2º) e com 70 golos marcados viu-se relegado para o 3º lugar na fase de subida, ficando atrás de Arouca e Moreirense, equipas que ascenderam à Liga Orangina.

Esta época o União madeirense é treinado por Daniel Ramos, técnico que já orientou o Chaves, Gondomar e Trofense, ambos na 2ª Liga. Na actual equipa destacam-se: o "goleiro" Adriano Fachini (chegou na época passada cedido pelo América do Rio Grande do Norte (série B brasileira) o defesa Emerson (com passagens primodivisionárias por Salgueiros e Paços de Ferreira), o médio Hugo Santos (11 jogos na 1ª Div em 2007/08 pela Naval) os avançados Bertinho (várias épocas goleadoras na 2ª Liga ao serviço de Vizela e Freamunde) e do avançado Alexandre Matão que na temporada passada registou alguns golos ao serviço do Carregado.

Neste momento o União ocupa o 3º lugar da Zona Norte da 2ª divisão B (2 vitórias e 1 empate) tendo marcado até ao momento 4 golos e não sofreu nenhum. Na taça venceram o Nogueirense (3ª Div) por 6-0 e na última eliminatória derrotaram o Trofense no prolongamento por 2-1.

Etiquetas:

posted by Lima @ 1:44 da manhã,

6 Comments:

At 7:39 da tarde, Blogger PETZL said...

Duelo interessante entre Uniões! Ganhará a que fizer mais força! :)

 
At 7:46 da tarde, Blogger mozdn said...

A equipa deles tem alguns elementos experimentados do nosso futebol, mas não deverá impedir-nos de passar à próxima ronda...

Se bem que isto de taça...

Entretanto hoje de manhã empatámos 1-1 em casa com o Estoril, golo de Carlão (mais um)

 
At 2:48 da tarde, Blogger mozdn said...

Para o campeonato o U.Madeira sofreu esta semana a primeira derrota. (0-2) em casa com o Vizela onde joga o nosso ou ex-nosso (ainda não percebi) Diego Jardel

 
At 7:40 da tarde, Blogger HUGO "COSTA" E DAVID said...

Jogou também no União da Madeira o excelente guarda-redes dos anos 80Francisco Isidro TRINDADE, natural da nazare, passou pelo F.C.Porto, Penafiel, Rio Ave, Riopele, Vit.Setubal, O Elvas, Fafe, e segundo os penafidelenses e rioavistas o melhor guarda-redes de sempre naqueles clubes. Excelente pessoa jogou recentemente nos veteranos do União de Leiria é actualmente treinador de guarda-redes da E.Academia Sporting da Marinha Grande.
Para ele um grande abraço de muita estima

 
At 9:56 da manhã, Blogger mozdn said...

Do Trindade não me recordo, mas o Jovo, Dragan, Zivanovic, Sergio Lavos, Milton Mendes são grandes clássicos da bola (pelo menos do meu tempo)

 
At 9:57 da manhã, Blogger mozdn said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

<< Home